bebedouro-australiano-para-gado
Vantagens Bebedouro australiano para gado
12 de dezembro de 2016
Exibir tudo

Novembro Azul: Precisamos tocar nesse assunto

novembro-azul-1

Novembro Azul

Criado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização à população, principalmente os homens, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças masculinas, especialmente o câncer de próstata. Esse movimento existe desde 2003, nascido na Austrália e, no Brasil, é realizado desde 2014. Ao longo de todo o mês de novembro, são realizadas diversas ações em todos os estados brasileiros, que incluem iluminação de pontos turísticos e monumentos com as cores do movimento, a realização de palestras e ações de saúde, dentre diversas outras atividades de lembrança e conscientização para o cuidado, combate ao preconceito e a motivação para a  realização de exames de checagem.

Qual é a importância do Novembro Azul?

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indicou que 51% de todos os homens brasileiros nunca consultaram um urologista. Por outro lado, o câncer de próstata, que é a doença mais grave e prevalente nos homens contabiliza hoje uma média de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 casos por hora.

O câncer de próstata não tem prevenção e, por isso, as altas estimativas de cura dependem de um diagnóstico precoce. Quando um tumor é diagnosticado em seu estágio inicial e classificado com baixo risco, é possível até mesmo que ele não precise ser retirado, desde que sua evolução seja sempre acompanhada, o que na medicina de chama de vigilância ativa. A proporção de novos casos de câncer de próstata é muito alta, na medida em que a quantidade de homens que se consultam com um urologista ainda é muito baixa no Brasil. Dessa forma, ações de conscientização e motivação ao cuidado e vigilância são de suma importância na sociedade brasileira.

Atualmente já existem grandes avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, pois, ao descobrir um tumor, é possível identificar o seu nível de agressividade através dos estudos de imagem e biópsias, permitindo uma riqueza maior de detalhes sobre cada caso e, consequentemente, o tratamento mais eficaz. Mesmo quando o tumor é descoberto em estágio já avançado, existem hoje medicamentos e tratamentos que conseguem retardar a progressão deste. Ao diagnosticar um caso no início, as chances de cura estão acima de 90%.

Fatores de risco e sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata tem fortes influências hereditárias e não possui medidas preventivas. Por isso, pessoas que se encaixam nos fatores de risco devem ter ainda mais cuidados na vigilância. Conheça alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de próstata:

  • Idade superior a 65 anos
  • Histórico familiar de câncer
  • Etnia: maior incidência em negros
  • Alimentação inadequada: excesso de gorduras animais e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
  • Sedentarismo
  • Obesidade

O câncer de próstata na maioria das vezes inicia-se de maneira silenciosa, porém com o desenvolvimento do tumor, alguns sintomas podem aparecer, como:

  • Vontade de urinar com grande urgência, assim como dificuldade para urinar.
  • Levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro de forma aparentemente inexplicável
  • Dores fortes no corpo, especialmente nos ossos
  • Insuficiência renal
  • Sangue no líquido seminal

Por isso, é de suma importância que todos os homens, especialmente após os 40 anos de idade façam exames de próstata com frequência, no mínimo, anual. Caso sinta esses sintomas sem que haja alguma explicação, recomenda-se que se procure um urologista para verificação do estado de saúde.

Confiram nossos próximos artigos em nosso blog, compartilhe com seus amigos, acessem nosso novo site Zamon Reservatórios Metálicos e confiram as novidades.

Novembro Azul: Precisamos tocar nesse assunto
Classificar Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *