Tanques horizontais

tanques horizontais

Os tanques horizontais metálicos são reservatórios de armazenamento que podem ser utilizados para a reserva de água, combustíveis ou outros líquidos. São fabricados em aço carbono, em diversos diâmetros, sendo capazes de armazenar imensos volumes de líquidos de todos os tipos. Seu corpo é cilíndrico construído horizontalmente, podem ter diferentes revestimentos internos, a depender do tipo de líquido a ser armazenado e das necessidades de segurança e podem também ser térmicos. Sua construção possui pés e estruturas que se adaptam de acordo às necessidades de utilização de cada projeto e também podem ter divisão interna.

Solicitar Orçamento

icono-whatsapp (14) 9.9789-9862


Utilização:

Os tanques metálicos são altamente funcionais, podendo ser fixos ou móveis. São utilizados principalmente pelas indústrias de alimentos, químicas, petroquímicas, refinarias e distribuidoras de combustíveis, uma vez que são capazes de armazenar diversos tipos de líquidos diferentes. Sua variedade de armazenamento e dimensões faz desse tipo de tanque metálico um dos mais utilizados pelos segmentos industriais no geral e empresas de diversos setores.

Construção:

O desenho de um tanque metálico horizontal é em formato cilíndrico, bastante parecido com os reservatórios cilíndricos, porém posicionados horizontalmente. O diâmetro é o mesmo em todo o seu corpo. Esses tanques são fabricados em aço carbono, um metal altamente resistente, leve e maleável que permite o armazenamento seguro dos líquidos. Seu revestimento interno em Epoxi garante o caráter inoxidável e impermeável e o revestimento externo em esmaltes especiais assegura a resistência do tanque contra ações externas, como exposição solar, diferenças de temperatura, ação do solo, chuvas, erosão, ferrugem, dentre outras. Líquidos com maior poder de corrosão, acidez e inflamabilidade, como óleos e combustíveis, por exemplo, necessitam de revestimentos especiais que formam uma barreira química e dão ao tanque maior resistência contra corrosão e maior proteção ao líquido contra o contato a chamas em caso de incêndios. Os tanques metálicos horizontais também podem ser térmicos, geralmente utilizados pelas indústrias farmacêuticas e de alimentos.

O dimensionamento dos tanques horizontais também deve contar com o chamado “espaço vazio”, a depender do tipo de líquido a ser armazenado e a sua finalidade. Esse espaço corresponde a 5% do volume total para tanques de até 2 mil litros e 3% do seu volume total em caso de tanques maiores. Sua finalidade é prevenir a saída de óleo pelo respiro por conta de sua expansão termina ou para acomodar a formação de espumas ou ondas de líquido durante o seu enchimento, garantindo, assim, a sua total capacidade de armazenamento com segurança.

Abastecimento

O abastecimento dos tanques metálicos horizontais deve ser feito através de tubos instalados na parte de cima do tanque para evitar a formação de eletricidade estática e entrada de ar em seu interior. As tubagens de enchimento do tanque devem ser curtas e livres de curvas, para garantir o fácil encaixe com outras mangueiras no enchimento e impedir o acúmulo de líquidos nos tubos. É importante que a tampa de proteção não seja ferrosa, para evitar corrosão e formação de ferrugem.

Tanques móveis

Os tanques horizontais móveis são amplamente utilizados para o transporte de líquidos, principalmente bebidas e combustíveis. Alguns tanques horizontais tem como base um berço móvel que permite o deu deslocamento.

Para solicitar orçamento e tirar dúvidas, solicite um de nossos consultores.

Confira também nossos modelos de bebedouro para gado e faça o melhor investimento utilizando os reservatórios metálicos da ZAMON. Fabricamos seu reservatório sob medida e entregamos em todo o Brasil.

Tanques horizontais

Solicitar Orçamento

Gostaria de um atendimento personalizado?

Tel. (14) 3629-1465 / Whatsapp (14) 9.9632-4371

Garantia do melhor preço, cobrimos qualquer oferta anunciada!