Reservatório para Combate a Incêndio


Os reservatórios de água para combate a incêndio são reservatórios construídos especialmente para armazenar e bombear uma quantidade de água em caso de incêndios. Possuem estrutura cilíndrica com equipamentos e conexões específicas de suas funções. São obrigatórios principalmente em segmentos industriais e prediais e devem estar posicionados a uma distância próxima às estações de carregamento, de forma a garantir uma melhor operação. Conheça mais sobre os reservatórios de combate a incêndio:

Fabricação

Os reservatórios metálicos de combate a incêndio são uma excelente opção para esse tipo de caixa d’água, sendo bastante utilizados fora do Brasil. São fabricados em aço carbono, que é uma estrutura metálica extremamente resistente à corrosão e outras interações químicas da água, além dos impactos externos, protegendo a sua reserva contra contaminações e vazamentos, além de serem mais duráveis e leves.

Alguns modelos de reservatório para combate a incêndio são montados in-loco, mas seu estrutural é pré-fabricado na fabrica e finalizado na obra. Todos nossos reservatórios são fabricamos com material certificado Aço A36. Todos nossos produtos são jateados para aumentar sua resistente as ações do tempo e juntamente com um revestimento interno e externo com produtos impermeáveis que aumenta a vida útil de nossos reservatórios.

Fabricação Sob medida

A ZAMON Reservatórios Metálicos é especializada na fabricação de reservatórios metálicos de água para combate a incêndio. Buscamos entender para atender melhor as necessidades de cada cliente.

Produzimos reservatórios metálicos sob medida, estamos sempre atento as condições da obra seguindo todas as orientações do profissional responsável do projeto de sistemas de combate a Incêndio.

Alguns projetos necessitam que o reservatório para combate a incêndio fique dentro do prédio, como foi o caso do cliente Cobra Rolamentos em Bauru-SP. O cliente solicitou um orçamento e sem compromisso realizamos um estudo e desenvolvemos um projeto em 3D para ajudar o cliente a compreender melhor o projeto em questão.


Solicitar Orçamento

icono-whatsapp (14) 9.9632-4371

Aplicação

Os motivos mais comuns que levam à ocorrência de um incêndio são: curto-circuito em instalações elétricas, restos de cigarros acesos nos cestos de lixo, aquecimento excessivo de eletrônicos, escape de gás, dentre outros. Por isso, os reservatórios de combate a incêndio são de uso obrigatório principalmente em empresas que se utilizam de produtos altamente inflamáveis, óleos e graxas, indústrias de madeira, tecido, algodão, papel e equipamentos elétricos, ou que possuam algum alto risco de incêndio, edificações com mais de três pavimentos ou com área construída superior a 1.500m² ou que sejam destinadas a garagem, independentemente do número de pavimentos ou área construída.

Segurança

Segundo as normas da ABNT, o volume de armazenamento de um reservatório de combate a incêndios deve ser determinado levado em conta a definição da ocupação de uma área. Além do volume de armazenamento, também devem ser definidos o tipo de hidrante a ser instalado e a sua capacidade de vazão, levando em consideração a quantidade de vazão de água por hidrante pela duração de um incêndio, sendo suportados pelo volume de armazenamento. Essas são características de segurança e operacionalidade essenciais no delineamento do projeto de um reservatório de combate a incêndios. Outro fator de segurança a se considerar é que os reservatórios de combate a incêndio devem estar a pelo menos 80 m das unidades de processo de uma indústria e a 50 m das estações de carregamento.

reservatorio-para-combate-a-incendio

Reservatórios para Sistemas de Combate a Incêndio


Reservatório tipo taça coluna molhada;

Este modelo permite ser utilizado para duas situações, reserva de água para consumo e para combate a incêndio. Seu formato permite utilizar a água reservada na parte superior do reservatório para consumo, com isso, a gravidade leva a água até os pontos de distribuição. Já água reservada na coluna é pressurizada por bombas atendendo as necessidades dos pontos de distribuição determinados em projeto.

Reservatório Tubular Cilíndrico;

Este reservatório é o mais utilizado, geralmente fica instalado dentro dos galpões onde se tem mais facilidade para acessar em caso de emergência.

Reservatório Tubular Apoiado;

Esse reservatório é indicado quando a capacidade para reserva de água ultrapassa os 100m³, ou quando seu diâmetro precisa ser maior Ø 2,50 metros.

Reservatório tipo Tanque na horizontal;

Esse reservatório não é muito comum mas algumas industrias precisam de reservatórios de combate a incêndio em locais específicos, neste caso, os tanques na horizontal são os mais indicados.

Qualidade e segurança

Por serem reservatórios importantíssimos para o uso em situações emergenciais, os reservatórios para combate a incêndios devem ser planejados meticulosamente de acordo com as demandas do seu local de instalação, que leva em consideração diversos fatores de qualidade e segurança. Para que os reservatórios sejam confiáveis, devem ser planejados por uma equipe especializada na atividade e seguir a todos os padrões e exigências da ABNT e INMETRO.

Para tirar suas dúvidas e solicitar seu orçamento, solicite ajuda de um de nossos consultores.

Saiba mais sobre reservatório tipo taça também utilizado em sistemas de combate a incêndio. Dúvidas estamos a sua disposição para te ajudar a fazer o melhor investimento utilizando os serviços e os reservatórios metálicos da ZAMON. Fabricamos seu reservatório sob medida e entregamos em todo o Brasil.


Reservatório para Combate a Incêndio

Solicitar Orçamento

Reservatório para Combate a Incêndio
4.1 (81.43%) 56 votes

Gostaria de um atendimento personalizado?

Tel. (14) 3629-1465 / Whatsapp (14) 9.9632-4371

Consulte nossas condições de Pagamento, Frete e Instalação.