Caixa d’água Metálica

As caixa d’água metálica são reservatórios com alta capacidade de armazenamento e durabilidade. Conheça abaixo algumas especificações desses reservatórios, seu processo de fabricação e instalação:

Solicitar Orçamento

icono-whatsapp (14) 9.9789-9862

Caixa d'água Metálica

O que é uma caixa d’água metálica?

Caixa d’água metálica trata-se de reservatórios de água construído com chapas de aço carbono e tem suas medidas definidas pelo tipo de caixa e projeto de instalação, que são: altura, diâmetro e capacidade. Elas podem ser classificadas em vários tipos, sendo caixas d’água do tipo taça, com água na coluna ou coluna seca, cilíndrica, torre d’água, tubular, reservatório metálico, tubular fundo cônico ou cilíndrica fundo cônico.

Esses reservatórios tem a capacidade de armazenamento de grandes volumes de água, que normalmente variam de 2.000 litros a 25.000 litros, numa altura que pode atingir a 50m de acordo com as necessidades de pressão de água ou nível de altura. Todos os projetos de caixa d’água devem ser construídos por um engenheiro mecânico que, numa avaliação, indicará o tipo de material metálico a ser utilizado. Além do aço, ainda são utilizados ferros usinados como cantoneira, ferro redondo, ferro quadrado, ferro chato, etc.




Como é fabricada as caixa d’água metálica?

O processo de fabricação de caixa d’água metálica inicia-se após a conclusão do projeto e definição do material utilizado e segue as seguintes etapas:

1- Corte no sistema de plasma e guilhotina

2- Calandragem em calandra mecânica ou hidráulica;

3- Solda em sistema automático mig utilizando arames cobreados;

4- Tratamento de pintura: utiliza desengrachante, decapante, fosfatizante e, em alguns casos, jateamento com gramalha de aço.

A pintura interna é realizada logo após, geralmente com epox e base de poliamida e, na face externa, com fundo antioxidante e esmalte sintético. Se todas essas etapas de fabricação forem concluídas com sucesso, seguindo os padrões e normas de segurança da ABNT e INMETRO, as caixas d’água têm uma grande durabilidade e resistência.

Como é feito o transporte e instalação da caixa d’água metálica?

Os reservatórios metálicos podem chegar a pesar de 500 kg a até 30 ton, e, por isso, necessitam de uma infraestrutura logística específica para o transporte e instalação, necessitando de pórtico, ponte rolante, trator guincho, caminhão com munk, carrocerias especiais e guindastes com capacidade correspondente a sua altura e peso. Devido seu peso, uma base para a instalação de uma caixa d’água metálica deve ser feito em concreto armado, cujas especificidades deverão seguir o mesmo projeto do fabricante ou serem feitas por um engenheiro qualificado que irá definir o tipo de base a ser construída, garantindo maior segurança para as instalações e pessoas envolvidas.

É importante lembrar que as caixa d’água metálica podem ser fabricadas com diversas características e dimensões, sob projeto, cada uma necessitando de tratamento e base de instalação adequados. Para ter a garantia de que um reservatório metálico terá total segurança e operacionalidade, sua fabricação e instalação devem ser feitos por profissionais altamente qualificados e seguir todas as normas e padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelo INMETRO e ABNT. Dessa maneira, recomenda-se verificar todos os atributos de um projeto antes de executá-lo, garantindo maior segurança às instalações e às pessoas envolvidas e mais durabilidade de armazenamento da caixa d’água.

Confira também caixa d’água tipo taça e faça o melhor investimento utilizando os reservatórios metálicos da ZAMON. Fabricamos seu reservatório sob medida e entregamos em todo o Brasil.

Caixa d'água metálica

Solicitar Orçamento


Gostaria de um atendimento personalizado?

Tel. (14) 3629-1465 / Whatsapp (14) 9.9632-4371

Garantia do melhor preço, cobrimos qualquer oferta anunciada!