Castelo d’água elevado

Castelo d'água elevado

Castelo d'água são reservatórios metálicos elevados compostos por uma caixa d’água em sua parte superior sustentada por uma torre. Bastante construídos na Europa no século XIX durante a Revolução Industrial, têm esse nome por seu formato estético bastante ornamentado e escultural, muitas vezes em formato de castelos. Muitas das Caixas d’água construídas nesse período já foram desativadas por questões de segurança e funcionalidade e hoje representam marcos histórico e arquitetônico.

Os Castelos d’água elevado são capazes de armazenar dezenas de milhares de metros cúbicos de água e normalmente são construídos em lugares suficientemente altos para criar a pressão necessária para o abastecimento de uma região.

Solicitar Orçamento

icono-whatsapp (14) 9.9789-9862

Captação e distribuição de água

Os reservatórios de água normalmente possuem um ponto de captação em um nível inferior ao da caixa d'água, em que a mesma é enviada do ponto de captação ao reservatório através de bombas de elevação do nível de água. Em seguida, o abastecimento à rede é realizado por gravidade. Dessa maneira, os castelos d’água são altamente eficientes para a construção em locais altos e oferecem a segurança de manter a distribuição de água sem interrupção em caso de falta de energia elétrica por um período de 12 a 24 horas, uma vez em que a distribuição de água se dá livremente por meio da ação gravitacional. Além do mais, eles também oferecem segurança em manter a qualidade da água armazenada, uma vez que funcionam como uma bacia de decantação suplementar do líquido.

Abastecimento Ininterrupto

Com o desenvolvimento da engenharia e tecnologia, os reservatórios do tipo castelo d’água foram substituídos por outros reservatórios mais rudimentares que realizavam a distribuição da água eficientemente sem causar impactos na paisagem do ambiente. Muitos desses reservatórios foram substituídos por caixas d’água do tipo torre ou reservatórios subterrâneos, Porém, mesmo com o desenvolvimento tecnológico, os reservatórios castelos d’água são extremamente eficientes em distribuição de água quando instalados em pontos muito elevados em relação à rede e em locais com oscilação e/ou menor possibilidade de disponibilidade elétrica.

Hoje, os Castelos d’água têm uma elevada importância histórica a regiões, por representarem marcos histórico e cultural. Além dessa importância, os reservatórios elevados, que incluem os castelos d’água, são excelentes alternativas para sistemas que necessitam da distribuição de água em operação contínua, isto é, sem interrupções, apresentando um alto desempenho e funcionalidade sem dependerem de acionamento e controle elétrico.

Como são fabricados os castelo d’água elevado

Os castelos d’água metálicos são fabricados em aço carbono revestido de pinturas que garantem a sua impermeabilidade e acentuam a resistência contra oxidação. Esse metal é altamente resistente e maleável, capaz de suportar as ações da água, como corrosão e oxidação, revestidas em Epóxi, que garante sua impermeabilidade e externamente, com esmaltes especiais, que reforçam a sua resistência contra ações externas, aumentando sua durabilidade. Os reservatórios metálicos castelos d’água elevados fabricados em aço carbono são altamente eficientes, duráveis e tem sua operacionalidade garantida. Necessitam ser instalados em locais próximos à captação de água, feita através de bombas e em um terreno de elevação superior à da rede de abastecimento.

Confira também nossos serviço de montagem de reservatórios metálicos sob medida (In-Loco) e faça o melhor investimento utilizando os serviços e produtos da ZAMON. Fabricamos seu reservatório sob medida e entregamos em todo o Brasil.

Castelo d’água elevado

Solicitar Orçamento

Gostaria de um atendimento personalizado?

Tel. (14) 3629-1465 / Whatsapp (14) 9.9632-4371

Consulte nossas condições de Pagamento, Frete e Instalação.