Caixa d’água tipo Cilíndrica

caixa d'água cilíndrica

As caixa d’água cilíndrica também podem ser conhecidas como caixas d’água tubulares. São construídas em aço carbono, por ser um metal altamente resistente contra as ações da água (corrosão) e também dos impactos externos, pela exposição solar, climática, de temperatura e de ventos, oferecendo maior durabilidade e segurança à caixa d’água. Seu revestimento interno é feito com epóxi certificado, de modo a preservar a potabilidade á água sem contaminações e, na face externa, com esmaltes sintéticos.

As caixas d’água cilíndricas tem por característica seu formato tubular, que tem maior diâmetro e menor altura. Normalmente, podem chegar a até 50 metros de altura, armazenando de 5 mil a trezentos mil litros de água. Seu formato permite uma grande variação de tamanhos, atendendo às necessidades de cada projeto.

Tipos de terreno

Antes de se fazer o projeto de uma caixa d’água metalizada do tipo cilindro, é preciso realizar um pré-projeto base de modo a verificar a qualidade do solo, seu tipo e, assim, definir a capacidade e altura ideais para cada tipo de terreno. São reservatórios altamente indicados para a instalação em terrenos planos, porém, se não for o caso, a caixa d’água deverá ser instalada na parte mais alta deste para otimizar sua operação e fazer a água chegar ao seu destino final.

Em terrenos muito grandes, as caixas d’água cilíndricas podem não ser tão eficientes na distribuição da água em alguns locais e, por isso, é mais recomendado utilizar as caixas d’água do tipo taça, por serem mais altas e exercerem maior pressão sobre a água em sua distribuição, alcançando maiores distâncias com mais velocidade e eficiência.

Versatilidade e marketing

As caixas d’água metálicas do tipo cilíndrico são instalações extremamente seguras e versáteis e, por isso, além da armazenagem de água, são também utilizadas para o armazenamento de outros líquidos, como combustíveis e xarope de glicose. No caso do armazenamento de líquidos altamente corrosivos ou inflamáveis, as caixas d´água devem ser revestidas de ligas especiais, de modo a aumentar a sua resistência e garantir a segurança e durabilidade da construção.

Por serem instalações altas, muitas empresas utilizam as caixas d’água metálicas cilíndricas também para divulgar o nome de sua empresa, imprimindo a marca ou nome do local na instalação, uma vez que se tornam construções bastante visíveis ao público e passam até mesmo a ser um ponto de referência do entorno.

Transporte e instalação

Por conta de suas dimensões e, principalmente, peso (que podem chegar a 30 toneladas), os reservatórios metálicos tipo cilindro necessitam de uma estrutura logística especializada em seu transporte, com materiais e equipamentos adequados para não comprometer a integridade da estrutura. Dessa maneira, todo o planejamento, desde a construção, até o transporte e instalação deve ser feito por uma equipe de engenharia qualificada e experiente, que siga em seus projetos todas as normas e recomendações da ABNT e do INMETRO, resultando em um produto personalizado às necessidades do cliente, altamente seguro, eficiente e durável. Esses são requisitos que devem ser a todo instante verificados.

Dúvidas? Solicite mais informações de um de nossos consultores.

Confira também castelo d’águas elevado e faça o melhor investimento utilizando os reservatórios metálicos da ZAMON. Fabricamos seu reservatório sob medida e entregamos em todo o Brasil.

Caixa d’água tipo Cilíndrica

Solicitar Orçamento

Gostaria de um atendimento personalizado?

Tel. (14) 3629-1465 / Whatsapp (14) 9.9632-4371

Consulte nossas condições de Pagamento, Frete e Instalação.